A caneta do futuro – O futuro é agora.

Bom.. uma das coisas legais apresentadas no Just Java desse ano foi a Pulse SmartPen da LiveScribe.

É uma caneta que possui uma JRE embutida, um leitor infravermelho, um sistema de reconhecimento de caracteres, microfone e alto-falante. Além de 1gb ou 2 gb de memória.

As funcionalidades dessa caneta são infinitas, algumas delas foram apresentadas pelo JavaMan no keynotes logo no 1o dia:

1) Possibilidade de sincronização do que você escreve com a voz. Por exemplo: Você está numa reunião com um cliente e começa a rascunhar uma idéia com ele. Em algum momento você escreve no papel com a caneta a palavra:  “Teste” e ao mesmo tempo explica para ele dizendo: “Isso é um teste”.

Beleza, você continua escrevendo e tal, terminou naquele dia, aí você está revendo o seu rascunho e lê a palavra “teste” lá no papel, você quer lembrar o que queria dizer essa palavra, aí você coloca a caneta em cima dela e a caneta vai falar: “Isso é um teste”. DEU PRA ENTENDER???  Ela sincroniza o que você escreve com o que você fala;

2) Outra funcionalidade dela é o tradutor, onde você escreve uma palavra em inglês, depois coloca a caneta em cima da palavra e ela traduz pra alguns idiomas;

3) Ela contêm um programa Piano também, que é incrivel, mas isso só vendo o vídeo, a idéia é voce desenhar um piano no papel e tocar ele com a caneta;

4) Esse é outro software desenvolvido para a caneta, onde você pode escreve no papel por exemplo 2 + 2 =  e a caneta responde 4.

5) usando o fone de ouvido da caneta (que também tem um microfone), é possível gravar sons em binaural (como uma gravação de som em 3d).

Além disso é possível você jogar os arquivos para uma página web disponibilizada por eles e ele gera um flash, mostrando exatamente tudo que você escreveu, na mesma sequencia e com audio sincronizado.

Estive com essa caneta em mãos e dei uma brincadinha com ela, to aqui me coçando pra não compra-la.

Tá.. mas como funciona isso??

Funciona por um sistema chamado DPS – Dot Positioning System (Uma alusão a GPS). Onde o infra-vermelho da caneta lê micro pontos que têm no papel do caderno especial e com isso reconhece em que parte do caderno escreveu. (NUNCA duas folhas tem a mesma disposição de micro pontos). Além de ter um sensor de movimentos para reconhecimento de caracter.

Mas o que mais me interessou nela é que foi liberada a SDK, então é possível desenvolver softwares usando Java pra ela através de uma API fornecida pela empresa. No JavaOne lançaram um desafio, quem desenvolvesse a melhor aplicação ganharia uma caneta.

Os dois ganhadores foram: um cara que fez um jogo da velha e dizia quem ganhava e o outro fez quando você escrevesse um número, ela dizia a qual JSR pertence.

Bom… to com várias idéias pra caneta, se alguém quiser comprar uma e me emprestar, fico muito agradecido.

Queria agradecer também ao Spock, ele tem uma canetinha dessas explicou o funcionamento dele pra gente. o blog dele é:  http://blog.spock.com.br lá tem bastante informação a respeito da caneta também.

Essa maravilha custa 150 doletas (1Gb) e 200 doletas (2 Gb). O caderno em média 19 doletas 4 cadernos.

Segue abaixo um vídeo de uma Review da Pulse:

About these ads

Tags: , , ,

3 Respostas to “A caneta do futuro – O futuro é agora.”

  1. Gustavo "Tim-Leizen" Says:

    É boa… mas num faz café =/ Hehehe!
    Pergunta.. e quando acaba a tinta ? joga fora e compra outra ?
    Ae ja fica a dica, faz um sistema ae que diz pra vc a porcentagem
    da carga… =)

    Abraço!

  2. Marcio Says:

    Que maneiro essa caneta… epoca de facu que vc tem que anotar e prestar atenção, ja pode fazer isso agora, so anota e deixa a caneta fazer o resto

  3. Ana Says:

    Qnd ficar rica, compro uma dessa p vc! :p :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: